quinta-feira, 30 de junho de 2011

Acontece no Rio de Janeiro desde ontem e vai até o próximo dia 10 o festival O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon. Nela estão sendo exibidos 18 filmes, dublados e legendados, de autoria de Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon. Também são realizados o curso O Universo de Hayao Miyazaki, uma oficina de mangá e, nesta sexta-feira, o debate Miyazaki, Otomo e Kon: Clássicos ou Transgressores?. No debate, será discutido como esses artistas fogem das tendências dos animês e de sua indústria.

Hayao Miyazaki é aclamado como o maior autor de filmes de animação do Japão, sempre comparado a Walt Disney por sua vasta lista de sucessos, entre eles Nausicaä do Vale do Vento A Viagem de Chihiro, premiado com o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003. Katsuhiro Otomo é o criador do mangá e do filme Akira, grande sucesso da animação na década de 1980, e Satoshi Kon é o diretor de Paprika, adaptação do romance de Yasutaka Tsutsui. Otomo e Kon trabalharam juntos na produção do filme Memories. Os três diretores tiveram obras suas listadas recentemente entre os 25 melhores filmes de animação de todos os tempos pela revista americana Time.

A mostra é realizada pela 3moinhos Produções e tem patrocínio da Caixa. Ela acontece na Caixa Cultural, localizada na Av. Almirante Barroso, 25, próxima à estação de metrô da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. As entradas para as sessões custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Detalhes da exposição podem ser conferidos na página da produtora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário